Concerto de Natal’16

17 december 2016
Igreja de Santiago, Alcácer do Sal


O tradicional concerto de natal promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal está agendado para o dia 17 de dezembro (sábado), na Igreja de Santiago. Com início pelas 21h, o concerto vai contar com a atuação do Coro Polifónico Eborae Mvsica, com direção de Eduardo Martins.

 


CORO POLIFÓNICO EBORÆ MVSICA

Em setembro de 1987, incluído no acontecimento cultural “Os Povos e as Artes”, fez a sua primeira apresentação pública o Coro Polifónico da Associação Musical de Évora – EBORÆ MVSICA

O Coro Polifónico tem realizado diversas atuações ao longo da sua existência, interpretando, não só a polifonia da Escola de Música da Sé de Évora (séc. XVI e XVII), como também outras obras de diferentes épocas, entre as quais serão de destacar a Oratória “Jephte”, de Carissimi, a “Missa da Coroação”, de Mozart, o “Gloria”, de Vivaldi, a Missa em Dó Maior, de Mozart, para Coro e Órgão, com acompanhamento instrumental, e obras dos compositores contemporâneos Fernando Lopes Graça e Eurico Carrapatoso.

Gravou o seu primeiro CD, exclusivamente dedicado à polifonia da Sé de Évora, com a participação de Antoine Sibertin Blanc e grupo de Pedro Caldeira Cabral, sob a direção do Maestro Francisco d’ Orey, em novembro de 1996, no âmbito das comemorações do 10º aniversário da classificação de Évora como Património da Humanidade. Gravou, ainda, para a coletânea “Os Melhores Coros da Região” e para o programa “Acontece”, da RTP 2. Gravou e produziu, em 2005, um novo CD para a etiqueta Numérica sob Direção do Maestro Pedro Teixeira.

O Coro Polifónico foi dirigido, desde o seu primeiro momento e até outubro de 1991, pelo seu impulsionador, Dr. Adelino Santos, pessoa ligada há vários anos ao meio musical eborense. A partir de 91 e até 97, passou a contar com a regência do Maestro Francisco d’Orey, de mérito reconhecido a nível nacional e internacional, e desde princípios de 97 e até maio de 2013, o grupo contou com a Direção de Pedro Teixeira. Atualmente conta com a direção do Maestro Eduardo Martins.