Dia do Agricultor – O Arroz Biológico

16 september 2016
Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal


O Auditório da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal recebe no dia 16 de setembro (sexta-feira), a partir das 9h45, o “Dia do Agricultor – O Arroz Biológico”, uma iniciativa que se insere na Campanha + Bio, cofinanciada pela Comissão Europeia e com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer.

O Dia do Agricultor é dedicado a todos aqueles que exercem a atividade da Agricultura Biológica e que pretendem aumentar os conhecimentos técnicos nas diferentes áreas de cultivo/ produção ou transformação. Os interessados em participar devem inscrever-se através do link http://www.agrobio.pt/pt/inscricao-workshop-agricultura-biologica-desenvolvimento-rural-e-sustentavel.F24.php

O cultivo do arroz é realizado em zonas com características particulares, normalmente em zonas húmidas. Em Portugal, as zonas mais importantes englobam os estuários do Tejo e Sado, zonas classificadas como “Reserva Natural” dada a sua riqueza em termos da fauna e flora, que é de todo o interesse proteger. Assim, faz todo o sentido a produção de arroz em modo biológico nas áreas geográficas das Reservas Naturais, pois será este modo de produção que mais contribuirá para a proteção destes territórios.

 


PROGRAMA

9h45 – Abertura (Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal; Francisco Murteira, DRAP Alentejo; Jaime Ferreira, Presidente de Direção da Agrobio)

10h – A Agricultura Biológica (António Capoulas)

10h25 – Arroz Biológico na Reserva Natural do Estuário do Tejo (António Capoulas)

10h50 – Experimentação em Arroz Biológico no Estuário do Sado (Nelson Silva, Agrobio)

11h15 – A produção de Arroz Bio na DRAPC (António José Jordão, Divisão de Apoio à Agricultura e Pescas da DRAPC)

11h40 – Comercialização em Agricultura Biológica – Caso do Arroz (Joaquim Grilo, Herdade do Carvalhoso)

12h10 – Debate

12h30 – Almoço livre

15h – Visita à exploração Quarta de Castro