Dia do Concelho - 2016

24 june 2016
Câmara Municipal de Alcácer do Sal


A tradicional cerimónia de hastear das bandeiras nacional e do município, por ocasião do Dia do Concelho, realiza-se sexta-feira (24 de junho), às 9h, nos Paços do Concelho. Toda a população está convidada a assistir a esta cerimónia.

 


» Sobre o feriado municipal de Alcácer do Sal...


O Dia do Concelho de Alcácer do Sal comemora-se a 24 de junho.

Na década de 70, mercê de uma visita oficial de Marcelo Caetano a Alcácer para inaugurar o Hospital, o município alcacerense decidiu escolher um dia para o seu feriado municipal.

Entre as opções tidas em conta, contava-se um dia festejado com ardor pela população rural - o dia de São João –, celebrado com a grandeza de festa popular, sendo tradição de longa data o patronato fundiário dar este dia de forma informal como folga aos assalariados rurais. Acredita-se que a grande devoção ao São João remonta ao Período Islâmico. Fontes documentais revelam que os muçulmanos celebravam ativamente o São João, conhecido em árabe com o nome de Mahraŷān ou Anara. Este era de vital importância para os muçulmanos, porque nesse dia festejavam o solstício de verão, sendo usual acenderem-se fogueiras no campo, assim como deixar-se a roupa nova às intempéries da noite para que caísse sobre elas o orvalho noturno e organizavam-se corridas de cavalos. Julga-se que reside nesta tradição islâmica, muito enraizada nos ciclos da natureza e nas atividades agrícolas, a sua manutenção nas comunidades rurais alcacerenses após a conquista cristã, tendo-se dado, com o passar do tempo, uma roupagem mais cristã a um culto e rituais imemoriais.

Segundo uma corrente historiográfica muito valorizada, e mediante informação dos Anais de D. Afonso Henrique, acreditava-se que a primeira conquista portuguesa de Alcácer do Sal aos Mouros tinha-se dado no dia de São João de 1158. Com base nas fontes muçulmanas, sabe-se hoje que o que aconteceu nesse ano foi uma aliança política entre o primeiro rei português e o soberano muçulmano do reino de Alcácer, Alī al-Wahībī, que, nessa altura, lutava contra o califado Almóada.

Tendo por base as informações disponíveis na época, a importância do São João acabou por levar a vereação a escolher este dia como o feriado municipal de Alcácer do Sal, num tributo às tradições populares e aos anais da História.