Dia do Concelho

24 june 2016
Câmara Municipal de Alcácer do Sal


A tradicional cerimónia de hastear das bandeiras nacional e do município, por ocasião do Dia do Concelho, realiza-se sexta-feira (24 de junho), às 9h, nos Paços do Concelho. Toda a população está convidada a assistir a esta cerimónia.

 


» Sobre o feriado municipal de Alcácer do Sal...


A 24 de junho de 1969 ocorreu uma visita oficial de Américo Tomás a Alcácer para inaugurar o edifício dos Paços do Concelho. O Município, decidiu então, escolher este dia para seu feriado municipal.
A festa de 24 de junho era uma comemoração pagã que coincidia com o Solstício de Verão, o dia com o maior número de horas de luz solar do ano. Neste dia celebrava-se a natureza, as colheitas e a adoração ao deus Sol. Posteriormente, a Igreja Católica cristianizou esta festa (data que coincidia com o nascimento de S. João Batista).
O S. João foi sempre festejado com bastante ardor pela população rural, sendo tradição de longa data, o patronato fundiário dar este dia de forma informal como folga aos assalariados rurais.
É interessante saber também que, segundo os Anais de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, conquista Alcácer do Sal aos mouros em 1158, no dia de S. João.
Tendo por base as informações disponíveis, a importância do São João terá levado, também, a vereação a escolher este dia como o feriado municipal de Alcácer do Sal, num tributo às tradições populares e aos Anais da História.