Eleições Legislativas 2022



logótipo Eleições Legislativas 22_Horizontal cores com data.png

Eleição para a Assembleia da República - 30 de janeiro de 2022

Ofício de suspensão do Recenseamento Eleitoral



Resultados 


Resultados das Eleições Legislativas 2022 no concelho de Alcácer do Sal


Agentes Eleitorais


Inscrição na bolsa de agentes eleitorais pode agora ser feita online

A Administração Eleitoral disponibilizou uma plataforma online na qual os cidadãos podem efetuar a sua inscrição na Bolsa de Agentes Eleitorais, sendo que estes vão funcionar como membros de mesa no próximo ato eleitoral, nomeadamente nas Eleições Legislativas de 2022.

Este portal é dirigido a qualquer cidadão inscrito no recenseamento nacional, residente em território nacional, e a inscrição é feita na bolsa do concelho onde se encontra recenseado.

Até agora, a inscrição na bolsa era feita em cada um dos municípios mediante edital. Com este portal pretende-se facilitar a comunicação entre o eleitor e a Administração Eleitoral.

Inscreva-se e obtenha mais informações través do site www.eueleitor.mai.gov.pt/pt/


Edital Bolsa Agentes Eleitorais



Voto Antecipado

Se não pode votar no dia do ato eleitoral, o exercício de voto antecipado pode ser requerido por motivos justificados, nomeadamente por: doentes internados; presos não privados de direitos políticos; mobilidade; confinamento obrigatório; residência em estruturas residenciais (lares) e instituições similares; eleitores deslocados no estrangeiro.

Cada situação obedece a determinados procedimentos e ao cumprimento de datas estipuladas (algumas das quais se frisa que terminam já a 10 de janeiro), que podem alvo de consulta nos seguintes sites: https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/Legislativas-2022.aspx; https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/; https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/FAQs/AssembleiadaRepublica/Paginas/default.aspx (a partir do ponto 61).

 

DATAS A RECORDAR PARA O VOTO ANTECIPADO NAS LEGISLATIVAS DE 30 DE JANEIRO DE 2022:

- Para doentes internados: apresentação de requerimento até 10 de janeiro; votação entre 17 e 20 de janeiro.

 

- Para presos não privados de direitos políticos: apresentação de requerimento até 10 de janeiro; votação entre 17 e 20 de janeiro.

 

- Voto antecipado em mobilidade: apresentação de requerimento entre 16 e 20 de janeiro; votação a 23 de janeiro.

 

- Para eleitores que residam em estruturas residenciais (lares) e instituições similares: apresentação de requerimento entre 20 e 23 de janeiro; votação entre 25 e 26 de janeiro.

 

- Para eleitores que se encontrem em confinamento obrigatório: apresentação de requerimento entre 20 e 23 de janeiro; votação entre 25 e 26 de janeiro.

 

- Voto antecipado dos eleitores deslocados no estrangeiro: entre 18 e 20 de janeiro.



Mesa de Voto Antecipado em Mobilidade

No âmbito das Eleições Legislativas 2022, a Mesa de Voto Antecipado em Mobilidade, no concelho de Alcácer do Sal, funcionará no Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal (antiga Abegoaria), no dia 23 de janeiro, das 8h às 19h. Destina-se apenas aos eleitores que façam previamente o seu registo na plataforma online do voto antecipado em mobilidade, cujo prazo de inscrição termina a 20 de janeiro.

 

» Saiba mais em:

https://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/Legislativas-2022.aspx

https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/ 

https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/FAQs/AssembleiadaRepublica/Paginas/default.aspx (a partir do ponto 61)


Edital Mesa de Voto Antecipado em Mobilidade - Legislativas 2022



Confirmação do local de votação

As Eleições Legislativas realizam-se no dia 30 de janeiro de 2022. Sendo o voto um direito fundamental, é importante que o cidadão verifique previamente qual o local onde deverá dirigir-se para votar.

Para saber o seu local de votação, a partir de 15 de janeiro pode fazê-lo:

 

- dirigindo-se à Junta de Freguesia;

- no portal http://www.recenseamento.mai.gov.pt/;

- enviando um SMS para o 3838 com “RE (espaço) nº de identificação civil constante no bilhete de identidade ou cartão de cidadão (espaço) data de nascimento no formato AAAAMMDD” (Exemplo: RE 12345678 19750602);

- contactando a linha de apoio ao eleitor 808 206 206 (custo de uma chamada local).


Votação de quem está em confinamento obrigatório


O Conselho de Ministros aprovou a 20 de janeiro de 2022 a resolução que acautela o exercício do direito de sufrágio a quem, no dia 30 de janeiro de 2022, esteja sujeito a confinamento obrigatório, assegurando simultaneamente o respeito pelo direito à proteção da saúde de todos.


Prevê-se, assim, que no dia 30 de janeiro de 2022, preferencialmente entre as 18h00 e as 19h00, os cidadãos que estejam sujeitos a confinamento obrigatório possam, a título excecional, deslocar-se exclusivamente para efeitos de exercício do direito de voto na eleição da Assembleia da República, devendo fazê-lo em cumprimento das medidas sanitárias e de saúde pública.


- Consulte aqui a publicação desta Resolução do Conselho de Ministros em Diário da República



Espécime de Boletim de Voto 

Legislativas 2022



Desdobramento das Assembleias de Voto 

Comporta 

São Martinho

Torrão 

União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana 



Edital 

Listas Definitivamente Admitidas para a Eleição da Assembleia da República 2022



Alvarás - Nomeação dos membros das mesas das assembleias de voto

Comporta

São Martinho

Torrão

União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana




Editais - designação dos membros das mesas das assembleias de voto

Comporta

São Martinho

Torrão

União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana



Substituições dos membros nas mesas das assembleias de voto


Torrão - Edital/Alvará Secção de Voto 1


União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana - Editais e Alvarás das Secções de Voto 1, 9, 14 e 17; Edital/Alvará Secção de Voto 8



Editais - Locais e horários de funcionamento das assembleias ou secções de voto e eleitores que nelas votam

Comporta

São Martinho

Torrão

União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana



Perguntas Frequentes

Consulte as FAQ através do link https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/FAQs/AssembleiadaRepublica/Paginas/default.aspx 



Transporte de apoio às Eleições Legislativas 2022

De modo a que os cidadãos eleitores do concelho que vivem em áreas isoladas ou que não possuem viatura própria possam exercer o seu direito de voto no dia 30 de janeiro, no âmbito das Eleições Legislativas 2022, o Município de Alcácer do Sal disponibiliza transporte para deslocação até às secções de voto, cumprindo o mesmo as normas de segurança emanadas pela Direção Geral da Saúde.

As populações de Batalha, Casas Novas, Montalvo, Cachopos e Monte Novo do Sul têm à sua disposição um veículo da Câmara Municipal às 8h30, 10h30 e 14h30 para a deslocação às urnas, em Montevil.

O transporte dos eleitores de Albergaria, Castelo Ventoso e Arêz para a mesa de voto em Vale de Guizo realiza-se às 9h, às 14h e às 16h. Também no mesmo horário, os eleitores de Foros de Albergaria têm transporte para Alcácer do Sal.

As populações dos bairros da Quintinha, Forno da Cal, Laranjal, Majapôas e Rio de Clérigos, assim como da Barrosinha, Foz e Alberge vão ter uma viatura da autarquia a efetuar transporte a partir das 8h30 e até às 16h para Alcácer do Sal, Bairro do Laranjal e Bairro de S. João.

Os eleitores de Brejos da Carregueira de Cima, Brejos da Carregueira de Baixo, Torre, Possanco, Cambado e Murta podem usufruir de transporte para a Comporta às 9h30, 11h30 e 16h.

Às 10h e às 14h, os eleitores da Casa Branca terão uma viatura ao seu dispor rumo ao Torrão, aplicando-se o mesmo horário à população de Batão e S. Romão para votação em Rio de Moinhos.

A população de Pinheiro, Monte Novo de Palma e Monte Novo de Palma/ Estação tem uma viatura da autarquia ao seu dispor, às 10h e às 15h, para poder dirigir-se às mesas de voto na Escola de Monte Novo de Palma/ Estação e Escola de Palma. Os eleitores da Quinta do Ouvidor têm transporte às 11h e às 16h.

Atualidade


Aqui pode encontrar as informações mais recentes sobre o concelho, as notícias emanadas pelo município, alertas importantes e os eventos em que poderá participar a curto prazo, entre outros.