30ª EDIÇÃO DA PIMEL FECHOU DE FORMA GRANDIOSA

27 june 2022

O culminar de quatro dias de muita animação deu-se ontem (26 de junho de 2022) com o fecho da 30.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, e logo da melhor maneira. Ao habitual conjunto intenso de atividades a decorrer durante todo o dia, veio juntar-se o concerto de Diogo Piçarra, que uniu milhares a uma só voz na frente do palco principal.

O torneio de futebol PIMEL Kid’s Cup (no espaço desportivo) iniciou o dia de feira, tendo depois havido lugar, no picadeiro, os batismos a cavalo com a Escola de Equitação “Entre Amigos - Atividades Equestres”, da Herdade de Montalvo. Logo de seguida, abriu o Espaço Infantil, dando o mote para o conjunto de atuações que se seguiriam. O grupo de capoeira Alto Astral de Alcácer do Sal ministrou uma demonstração na entrada principal da feira, tendo-se seguido as não menos talentosas Cantadeiras da Aldeia no palco secundário. Isto, enquanto ao lado do recinto da feira, na Praça de Touros João Branco Núncio, ocorria a tradicional corrida de touros, iniciativa que é realizada habitualmente em paralelo com a feira da PIMEL e que, este ano, tornou a reunir inúmeros aficionados naquele mítico anfiteatro. Logo após, um grupo de músicos da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer (Calceteira) iniciou uma atividade de animação de rua pela feira dentro. No picadeiro da feira, houve demonstração de domesticação, massagem e relaxamento de cavalos com Horse Whisperer José Godinho & Horse Repsol. Estas iniciativas precederam um concerto de excelência de Diogo Piçarra (no palco principal), assistido por uma multidão que parecia querer sempre mais. A noite fechou com Los Romeros no palco secundário do certame.

A PIMEL 2022 decorreu durante os dias 23, 24, 25 e 26 de junho no novo Parque Urbano de Alcácer do Sal. O foco deste certame incidiu nas atividades desempenhadas por entidades, associações, empresas e artesãos, relacionadas com os produtos endógenos, como o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite e o vinho, assim como a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local, tendo havido também lugar a exposições de gado e máquinas agrícolas, animação, Espaço Criança, tasquinhas, comboio turístico, wine bar, atividades equestres e à PIMEL Kid’s Cup.

“Parabéns, PIMEL – 30 edições” foi uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, com cofinanciamento pelo Alentejo 2020 - Programa Operacional Regional do Alentejo, e teve por foco a comemoração das 30 edições do certame. O evento contou com a transmissão radiofónica por parte da TDS.