“ÁGUA É UM RECURSO FINITO... TODAS AS GOTAS CONTAM"

06 june 2022

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove a campanha de sensibilização “Água é um Recurso Finito… Todas as gotas contam”, que pretende desafiar a sociedade civil a aderir à poupança de água, tornando-a num hábito diário, de modo a aliviar a pressão sobre uso dos recursos hídricos. Para este efeito, foi criada uma exposição que foi inaugurada hoje (6 de junho de 2022) junto ao Posto de Turismo de Alcácer, sito no Largo Luís de Camões, cerimónia que contou com as presenças do executivo municipal permanente e de técnicos do setor de águas e esgotos do Município. A instalação da exposição contou com os apoios da Unidade Hídrica Municipal, do setor de Carpintaria e do Gabinete de Comunicação CMAS. A exposição estará patente até ao dia 12 de junho no local, sendo que vai posteriormente estar instalada de 23 a 26 de junho na PIMEL, de 27 de junho a 10 de julho no Edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal (Abegoaria), de 11 a 25 de julho no Edifício dos Paços do Concelho, durante o mês de agosto nas Feiras de Agosto (Torrão) e Comporta, e no decorrer do mês de setembro nos Centros Escolares do concelho.

A seca e a falta de água são um assunto preocupante e da responsabilidade de todos. O Município de Alcácer do Sal pretende, através desta campanha, sensibilizar a população e contribuir para a redução do desperdício deste recurso. A água é essencial à vida, mas na realidade, usamos e abusamos dela diariamente como se de um recurso inesgotável se tratasse. A adoção de medidas para uso eficiente da água pode contribuir para minimizar os riscos da escassez hídrica e para melhorar as condições ambientais nos meios hídricos.


Recorde-se que o Município de Alcácer está também a implementar medidas que visam a poupança de água na sua atividade regular, nomeadamente:


📌Monitorização das redes de rega do concelho de Alcácer do Sal;

📌Seccionamento de redes públicas de abastecimento de água, com a finalidade de detetar mais rapidamente as perdas de água na rede pública de abastecimento;

📌Implementação de telegestão em “Alta” e “Baixa” – permite controlo das perdas de água;

📌Centro de bombagem no Reservatório dos Açougues;

📌Centro de bombagem no Reservatório do Mercado no Torrão;

📌Centro de bombagem no Reservatório Monte Novo de Palma;

📌Captação, Reservatório e Central de Bombagem em Mil-Brejos Batão;

📌Zona de Medição e Controlo na rede pública de abastecimento de água de Santa Catarina de Sítimos;


Para além disto, há a ressalvar que:


📌Foi adquirido, pelo Município, um Geofone de alta precisão para deteção de roturas na rede de abastecimento de água;

📌Foi implementado um sistema WONE - EPAL no sistema de abastecimento de água em Arêz/Vale de Guizo, um sistema que permite a gestão de redes e o controlo de perdas de água.


“Nós fazemos a nossa parte... faça também a sua. Utilize água nas ações diárias com consciência."