Alcácer do Sal apurou representantes do Alentejo Litoral para a final do Concurso Nacional de Leitura

24 april 2019


O Alentejo Litoral apurou ontem (23 de abril 2019), em Alcácer do Sal, os alunos que irão representar a região na final do Concurso Nacional de Leitura, iniciativa que visa promover a leitura como forma de conhecimento e de lazer, motivar os jovens para a leitura de obras literárias e incentivar o convívio entre leitores.

A 13ª edição da Final Intermunicipal do Alentejo Litoral, organizada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal através da Biblioteca Municipal, teve lugar no Auditório Municipal da cidade em pleno Dia Mundial do Livro e contou com a participação de 37 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário de escolas dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

As provas escritas iniciaram-se às 13h45, sendo que destas incidindo sobre as obras literárias “A água e a águia”, de Mia Couto (1º ciclo), “A garrafa mágica”, de Sara Rodi (2º ciclo), “Reconstruir os dias”, de Margarida Fonseca Santos (3º ciclo) e “O pintor debaixo do lava-loiças”, de Afonso Cruz (ensino secundário). Desta primeira fase passaram metade dos participantes à prova oral, composta por dois momentos: leitura expressiva e prova de argumentação.

O Coro da Universidade Sénior de Alcácer cantou depois para os jovens, que, às 18h, receberam cumprimentos do presidente da Câmara Municipal de Alcácer, Vítor Proença, que frisou na sua intervenção o importante papel das bibliotecas públicas e procedeu à entrega dos respetivos prémios e certificados.

O Alentejo Litoral será, assim, representado na final do Concurso Nacional de Leitura dia 25 de maio, em Braga, por: no 1º ciclo do ensino básico, Fausto Espadinha e Leonor Teles (ambos de Santiago do Cacém); no 2º ciclo, Clara Martiniano e Margarida Correia (de Sines); no 3º ciclo, Rita Silvano e Sara Buhai (de Santiago do Cacém); no ensino secundário, Jet Vos e Helena Grilo (de Santiago do Cacém).