Alcácer do Sal celebra 24 anos de elevação a cidade

02 july 2021


Alcácer do Sal completa este mês 24 anos de elevação a cidade, data que a Câmara Municipal irá assinalar e celebrar com muita música e animação.

No dia 11 de julho, um palco móvel irá circular por Alcácer e bairros, com artistas da terra. Às 17h atua Gonçalo Oliveira, seguindo-se Márcia Guerreiro, às 18h. Pelas 19h, a música fica por conta de Bruno Marques, seguido, às 20h, por João do Carmo. Encerra-se com Chave D’ Ouro, a partir das 21h.

Embora as comemorações ocorram no dia 11 (por ser domingo), Alcácer do Sal foi efetivamente elevada a cidade a 12 de julho de 1997, quando foi publicada em Diário da República a Lei N.º 43/97, aprovada previamente na Assembleia da República a 4 de junho desse ano.

Em reunião realizada a 8 de novembro de 1995 foi apreciada e aprovada por unanimidade pelo executivo camarário uma proposta com vista à elevação da vila de Alcácer do Sal a cidade. Os serviços autárquicos elaboraram então um aprofundado estudo, com base no passado, no presente de então e nas perspetivas futuras, sobre a justeza da elevação à categoria de cidade e requisitos legais cumpridos, como consta do Projeto de Lei N.º 228/VII. O processo culminou a 12 de julho de 1997 na elevação de Alcácer do Sal ao estatuto de cidade.