Alcácer do Sal vai ter Centro de Recolha Oficial de animais de companhia

16 june 2021


Alcácer do Sal vai ter um Centro de Recolha Oficial (CRO) para animais de companhia, como parte integrante da estratégia municipal de alojamento de animais vadios ou errantes e de controlo de raiva e outras zoonoses no concelho.

A ser instalado no pinhal do concelho, o CRO terá diferentes zonas de alojamento adequado para cães, para gatos e multiespécies (animais de grande porte), repartido por instalações individuais e instalações em grupo. Terá ainda duas celas semicirculares, gabinete veterinário, enfermaria, sala de esterilização, recobro dos animais esterilizados, zona exterior de lavagem e desinfeção do veículo de captura e transporte de animais, instalação sanitária, sala de espera, sala dos funcionários e armazéns de rações, de cadáveres e de equipamentos diversos.

O Centro de Recolha Oficial terá em consideração o futuro e será planeado de forma a evitar que fique rapidamente obsoleto, optando-se por uma construção pré-fabricada à medida das necessidades, passível de futura ampliação, e que é sinónimo de inovação, qualidade, conforto, segurança e higiene.

Esta é mais uma medida da Câmara Municipal de Alcácer do Sal no sentido da promoção do bem-estar animal. Recorde-se que, além de ter ampliado no ano passado o canil municipal para 13 compartimentos, cada um com capacidade para albergar até dois animais (dependendo do seu porte), o Município está ainda a promover ações de Captura, Esterilização e Devolução de gatos errantes, através da Associação Animais de Rua, de modo a controlar as colónias silvestres de felídeos no concelho.