Apresentação de livro e sessão de contos marcam início da 24ª edição da Feira do Livro de Alcácer do Sal

29 november 2021

Apresentação de livro e sessão de contos marcam início da 24ª edição da Feira do Livro de Alcácer do Sal

O passado sábado (dia 27 de novembro de 2021) deu início à 24ª edição da Feira do Livro de Alcácer do Sal, tendo a tarde sido marcada pelo encontro com a autora Teresa Branco, que apresentou o seu mais recente livro “Anti-Inflamação”. No domingo (dia 28) a contadora Susana Cecílio presenteou os visitantes com uma sessão de contos.

No sábado, foi dada a conhecer aos presentes a obra “Anti-Inflamação”, de Teresa Branco, doutora em Gestão de Peso, que mostra neste livro pioneiro como os processos da inflamação e do aumento de peso estão intimamente ligados: a inflamação provoca acumulação de gordura (sobretudo visceral), que por sua vez agrava o processo inflamatório. Para quebrar esse ciclo vicioso é preciso identificar a raiz da inflamação crónica. Muitas vezes são as hormonas provocadas pelo stress (como o cortisol), a falta de sono ou de exercício físico. Mas na maioria dos casos é também uma questão de ingerir ou não alimentos altamente inflamatórios, como o açúcar, lácteos ou glúten. No domingo, foi a vez de ser apresentada uma sessão de contos por Susana Cecílio. Além de contadora, é clown e atriz. Conta regularmente histórias em várias escolas, bibliotecas e festivais de norte a sul e fora do país. Foi graças à matemática que se dedica ao teatro. Licenciou-se em Motricidade Humana e é mestre em Estudos do Teatro (FL-UL) com a tese “Dramaturgia do Corpo” (2012).

Fundou e dirigiu o Espaço Evoé, escola de teatro, dança e música de Lisboa durante 9 anos. Deu aulas de Corpo e Movimento, Corporeidade, Criação do espetáculo, no ensino artístico e superior. É fundadora da ALGURES, colectivo de criação em 2008 e atual presidente.

A 24ª edição da Feira do Livro de Alcácer do Sal vai decorrer entre os dias 27 de novembro e 19 de dezembro na Avenida dos Aviadores, na cidade. O certame pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h e ao fim de semana e feriados, das 10h às 18h. Além da venda de livros a preços simpáticos, que são uma ótima ideia para presentes natalícios, realizar-se-ão na tenda que alberga a Feira do Livro encontros com autores conceituados, sessões de contos para os mais novos e sessões de animação de leitura a cargo das técnicas da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal.