BMAS foi aos lares e centros de dia em 2016 e 2017

20 february 2018


A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal implementou, no decorrer do ano de 2017, o projeto "A Biblioteca vai aos Lares e Centros de Dia", que teve como objetivo criar uma relação de proximidade entre a Biblioteca e as residências, centros de dia e de convívio do concelho.

Esta atividade, que teve início em setembro de 2016, começou aplicada a três unidades de acolhimento de idosos da AURPICAS, sendo mais tarde alargada aos Centros de Convívio rurais de Palma, Arêz e Montevil, também pertencentes a essa instituição. Em dezembro de 2017, no âmbito da realização da Feira do Livro, a sessão destinada ao Centro de Dia decorreu na Biblioteca, com a presença de um contador de histórias e a participação de duas turmas escolares (3º e 5º anos de escolaridade), assumindo um caráter intergeracional.

Durante todo o ano de 2017, a iniciativa teve uma média de 65 participantes por sessão. Foram realizadas 36 sessões, que contaram com a participação total de 375 pessoas; foram entregues 17 baús de livros, efetuadas 360 leituras de 41 autores e 31 obras, abordados 14 temas diferentes e efetuadas 22 recolhas de memórias e objetos de tradição oral. Segundo a organização, a recetividade por parte dos utentes nos centros de convívio abrangidos foi bastante entusiástica.