Câmara apoia limpeza e reparação de coberturas de igrejas do concelho
08 july 2021
A Câmara Municipal de
Alcácer do Sal vai apoiar a limpeza da cobertura de três igrejas do concelho e
a reparação dos seus telhados. A proposta foi hoje (8 de julho 2021) aprovada
em reunião de Câmara e contempla a atribuição de uma verba para este efeito, no
valor de 15 mil euros, à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santiago
de Alcácer do Sal.
As Igrejas de
Santiago (Alcácer), São João Batista (Palma) e Nossa Senhora do Monte (Vale de
Guizo) serão as visadas, dado que têm problemas de infiltrações, que se vão
refletindo nas paredes interiores dos edifícios e na degradação dos mesmos.
Estas infiltrações resultam dos ninhos de cegonhas e dos seus excrementos, que
vão entupindo os algerozes e dificultando o escoamento de águas pluviais.
Além de ser urgente limpar
os algerozes e telhados, é necessários reparar também os mesmos, de modo a que
se evitem danos mais graves no inverno. O caso mais premente é o da Igreja de
Santiago, cujo telhado tem um esteio podre e algumas telhas abertas, que
provocaram um abatimento no telhado e cuja situação terá que ser revista.
A verba a ser
atribuída pela Câmara Municipal destina-se a ajudar a Fábrica da Igreja
Paroquial a suportar as despesas inerentes às necessárias intervenções a
desenvolver.
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai apoiar a limpeza da cobertura de três igrejas do concelho e a reparação dos seus telhados. A proposta foi hoje (8 de julho 2021) aprovada em reunião de Câmara e contempla a atribuição de uma verba para este efeito, no valor de 15 mil euros, à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santiago de Alcácer do Sal.
As Igrejas de Santiago (Alcácer), São João Batista (Palma) e Nossa Senhora do Monte (Vale de Guizo) serão as visadas, dado que têm problemas de infiltrações, que se vão refletindo nas paredes interiores dos edifícios e na degradação dos mesmos. Estas infiltrações resultam dos ninhos de cegonhas e dos seus excrementos, que vão entupindo os algerozes e dificultando o escoamento de águas pluviais.
Além de ser urgente limpar os algerozes e telhados, é necessários reparar também os mesmos, de modo a que se evitem danos mais graves no inverno. O caso mais premente é o da Igreja de Santiago, cujo telhado tem um esteio podre e algumas telhas abertas, que provocaram um abatimento no telhado e cuja situação terá que ser revista.
A verba a ser atribuída pela Câmara Municipal destina-se a ajudar a Fábrica da Igreja Paroquial a suportar as despesas inerentes às necessárias intervenções a desenvolver.
