Câmara apoia limpeza e reparação de coberturas de igrejas do concelho

08 july 2021


A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai apoiar a limpeza da cobertura de três igrejas do concelho e a reparação dos seus telhados. A proposta foi hoje (8 de julho 2021) aprovada em reunião de Câmara e contempla a atribuição de uma verba para este efeito, no valor de 15 mil euros, à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santiago de Alcácer do Sal.

As Igrejas de Santiago (Alcácer), São João Batista (Palma) e Nossa Senhora do Monte (Vale de Guizo) serão as visadas, dado que têm problemas de infiltrações, que se vão refletindo nas paredes interiores dos edifícios e na degradação dos mesmos. Estas infiltrações resultam dos ninhos de cegonhas e dos seus excrementos, que vão entupindo os algerozes e dificultando o escoamento de águas pluviais.

Além de ser urgente limpar os algerozes e telhados, é necessários reparar também os mesmos, de modo a que se evitem danos mais graves no inverno. O caso mais premente é o da Igreja de Santiago, cujo telhado tem um esteio podre e algumas telhas abertas, que provocaram um abatimento no telhado e cuja situação terá que ser revista.

A verba a ser atribuída pela Câmara Municipal destina-se a ajudar a Fábrica da Igreja Paroquial a suportar as despesas inerentes às necessárias intervenções a desenvolver.