Câmara aprova aquisição de terreno para ampliação da ZIL

10 june 2021


Atrair mais investidores, captar projetos inovadores, regenerar o tecido empresarial e industrial, criar mais postos de trabalho e desenvolver a economia do concelho são os principais objetivos da possível ampliação da Zona de Indústria Ligeira de Alcácer do Sal. A proposta para a aquisição de uma parcela de terreno para este efeito foi aprovada em reunião de Câmara a 9 de junho de 2021.

A captação e fixação de empresas no concelho tem sido uma preocupação constante do atual Executivo que, nos últimos anos, tem vindo a desenvolver diversas políticas económicas de incentivo às empresas, com o intuito de aumentar a competitividade económica e empresarial da região. Fruto dessas medidas, várias empresas, que veem vantagens competitivas no concelho, têm solicitado a aquisição de lotes para expandirem as suas unidades industriais.

Tendo em consideração que as políticas, princípios urbanísticos e organização do território recomendam a que a expansão da ZIL se faça na zona contígua à mesma, e não dispondo o Município de terrenos na área em causa que lhe permitam tal, a solução passará pela aquisição de uma parcela de terreno que possui as características e condições adequadas a essa ampliação. O terreno em causa tem uma área de 129,100.00m2 e a sua aquisição representa um investimento de 800 mil euros, sendo que esta proposta será submetida a apreciação em Assembleia Municipal.