CÂMARA MUNICIPAL AVANÇA PARA REPARAÇÃO DE PASSAGEM HIDRÁULICA EM SANTA CATARINA

11 march 2021

Em Reunião de Câmara efetuada na manhã de hoje (dia 11 de março de 2021), a Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou o Projeto de reparação da passagem hidráulica de Santa Catarina, obra que pretende restaurar o acesso à povoação referida através da melhoria de escoamento de águas na Estrada Municipal 1071. Na mesma reunião, foi também aprovada a proposta de empreitada.

Em alturas de grande pluviosidade, a estrada municipal que liga a EN253 à aldeia de Santa Catarina de Sítimos torna-se intransitável, não só devido ao transbordo da ribeira de Sítimos, pela conjugação de maré cheia no rio Sado com descargas da barragem do Pego do Altar a montante mas, até mais frequentemente, devido à incapacidade de escoamento da passagem hidráulica. A intervenção que o Município pretende promover consiste na reparação da passagem hidráulica de Santa Catarina, tendo já sido desenvolvidos os necessários elementos de projeto. A Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do cumprimento das suas atribuições como Autoridade Nacional da Água e responsável pela Gestão dos Recursos Hídricos a nível nacional e regional, deu parecer favorável à execução dos trabalhos, referindo que esta se “constitui como uma obra de cariz estrutural de relevante interesse público”.

O Município de Alcácer do Sal prevê um investimento de 262.820,00 euros na empreitada, a executar ainda este ano, e com um prazo de execução previsto de 60 dias. Pretende-se a integração desta obra numa candidatura a financiamento ao Programa Operacional Alentejo 2020, a apresentar pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal.