Câmara Municipal reforça financiamento para aproveitar fundos comunitários

Investimento no Interface de Transportes e no Parque Urbano de Alcácer

21 january 2019


A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou em reunião ordinária, no passado dia 17 de janeiro, a abertura de procedimento para a contratação de empréstimos de médio e longo prazo, para financiamento de dois importantes investimentos: o Interface de Transportes e o Parque Urbano de Alcácer.

Estas obras, de grande relevância para o concelho e, em particular, para a cidade, têm um investimento elegível de 4.460.206,37 euros, comparticipados em 85 por cento por fundos comunitários. De modo a cobrir o restante montante, no valor de 1.087.165,35 euros, o Município irá consultar uma linha de financiamento do Banco Europeu de Investimento, criada para apoiar exclusivamente projetos comunitários aprovados, não relevando para o apuramento da dívida total.

O Interface de Transportes e o Parque Urbano de Alcácer são duas obras marcantes no atual degradado Parque de Feiras, naquele que é o ciclo mais forte de investimento no concelho. Estas empreitadas mudarão a face do Parque de Feiras, cuja condição degradante se arrasta há muitos anos, não tendo seguido o exemplo do praticado noutros municípios e ficado para segundo plano, o que mudará agora.

O Município de Alcácer baixou o passivo e a dívida global, apresenta superavit e pagamentos médios aos fornecedores entre os 15 e os 23 dias, necessitando agora de alavancar as oportunidades únicas de financiamento abertas pelo Portugal 2020.