Câmara Municipal vai promover intervenção sociocultural dirigida a aldeias e lares do concelho

30 march 2021

O Município de Alcácer do Sal, através da Biblioteca Municipal de Alcácer em parceria com a Associação Cultural Espiral Sonora, vai colocar em prática a partir do próximo dia 3 de abril até ao dia 2 de maio de 2021 a iniciativa “Tempos e Contra Tempos”, que pretende desdramatizar o processo de confinamento e de quarentena profilática nas residências, aldeias e lares de idosos no concelho de Alcácer do Sal, facilitando o processo de confinamento e de quarentena e ajudando os idosos a aceitar a sua própria situação, utilizando o riso e a música como estímulo libertador de tensões e devolvendo-lhes a condição de humanidade através dos afetos, emoções e do bem-estar mental. A implementação deste projeto significa um investimento, da parte da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, no valor de 9.900,00 euros.

As intervenções a levar a cabo no âmbito do projeto “Tempos e Contra Tempos” são feitas de porta a porta, com uma duração máxima de 10 minutos cada e adequadas a cada espetador. Consoante a idade, os conteúdos e a improvisação variam. No caso de serem encontradas crianças, é feita uma intervenção de índole juvenil. Em relação aos idosos, jogar-se-á mais com música e cantares tradicionais, sendo que nos lares, e dado que não é permitida a entrada nas instituições, será feito um formato de espetáculo de fora para dentro, com uma duração máxima de 60 minutos. Consoante o número de residentes das IPSS, o tempo de duração é variável, não excedendo 1 hora e 20 minutos em cada período (manhã/tarde).

Este trabalho adapta-se à realidade e necessidade dos dias de hoje, e não se baseia nos habituais formatos de arruadas e espetáculos. A intervenção exclui a utilização de meios técnicos (como amplificação, iluminação, camarins, transporte e outros) minimizando o contacto físico e proximidade de forma a não serem corridos riscos, relacionado com a COVID-19.


Tempos e Contra Tempos 2021