CAMPANHA PRETENDE SENSIBILIZAR SOBRE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS

07 october 2021

No âmbito do Plano de Ação dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) está a ser lançada a campanha nacional “Reciclar no sentido certo” que pretende alertar as pessoas para a reciclagem destes resíduos.

A maioria dos portugueses dizem que separam resíduos em casa, mas será que sabem dar o sentido certo aos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) em fim de vida? Como garantir a reciclagem de torradeiras, televisões, telemóveis, frigoríficos ou até de uma simples lâmpada? Chegado o momento em que se estraga um equipamento, o mesmo já não tem reparação ou apenas o queremos trocar, este pode ter o sentido certo rumo à sua reciclagem. A escolha correta permite o tratamento adequado das substâncias nocivas presentes em alguns equipamentos elétricos e eletrónicos e evita a contaminação dos solos, da água e dos ecossistemas. Através da reciclagem, é também possível aproveitar os materiais dos velhos equipamentos e incorporá-los no fabrico de novos produtos, diminuindo a extração de matérias-primas virgens.

A campanha é promovida pelas entidades gestoras de REEE, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Direção-Geral das Atividades Económicas. Encontre informação adicional sobre ecocentros, pontos de entrega e lojas de REEE no site www.reciclarnosentidocerto.pt.