Centenas de crianças desfilaram em Alcácer do Sal

Pequenada brinca ao Carnaval

05 february 2016


Centenas de crianças saíram hoje à rua um pouco por todo o concelho de Alcácer do Sal para brincar ao Carnaval, numa festa cheia de cor, música, animação e muita criatividade.

Em Alcácer do Sal, cerca de seis centenas de alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico mostraram os seus fatos de arco-íris, gotas de água, marinheiros, mergulhadores, pescadores, varinas, peixes, estrelas e princesas do mar criados a partir de materiais reciclados. O desfile partiu do Largo do Tribunal a meio da manhã, percorreu a marginal da cidade e terminou na Praça Pedro Nunes, com a apresentação de divertidas coreografias pela pequenada.

Promovida numa articulação entre Oficina da Criança (que criou todos os trajes do 1º ciclo) e Agrupamento de Escolas de Alcácer, a iniciativa teve a participação do pré-escolar do Agrupamento, das escolas básicas nº1 e nº2 de Alcácer, Palma, Casebres e Olival Queimado, Centro Infantil de Alcácer do Sal – Universo da Brincadeira, Centro Cultural dos Bairros São João e Olival Queimado e Oficina da Criança (CMAS), contando ainda com a animação musical da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba e o apoio da Câmara Municipal.

“Quem fez a minha roupa fui eu, cortando e colando coisas que a Oficina da Criança deu”, contou Daniela Tavares, de 9 anos de idade, uma das princesas do mar neste desfile. Joana Matos, de 5 anos, vestiu-se de gota de água e afirmou ter gostado desta festa, “porque gosta de brincar ao Carnaval”. Já Leonor Claro, também de 9 anos, salientou o momento de partilha e de convívio. “Estou a gostar de estarmos todos juntos e de estarmos todos a desfilar. Nem todos os anos fazemos isto. Estou a gostar muito. Já participei noutros desfiles com a creche, mas este é muito maior”, referiu.

No Torrão, os alunos do Agrupamento de Escolas do Torrão aproveitaram também o dia para as brincadeiras carnavalescas e desfilaram pelas ruas da vila, mascarados de acordo com o tema das profissões.

Os festejos infantis estenderam-se ainda à Comporta, com 61 crianças do Centro Escolar a desfilarem pelas ruas da aldeia para mostrar os seus trajes únicos, concebidos igualmente a partir de materiais reciclados, aliando a vida na escola à preservação ambiental.


» Veja o álbum fotográfico completo deste desfile aqui.