CIMAL e Deloitte apoiam empresários do Alentejo Litoral

Webinar: Restabelecer a confiança na economia

17 june 2020


“Restabelecer a Confiança na Economia” foi o tema em destaque no Webinar promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral – CIMAL e pela consultora Deloitte na passada segunda-feira (15 de junho).

Destinado à comunidade empresarial do Alentejo Litoral, o primeiro Webinar teve como principal objetivo analisar e divulgar os mecanismos de apoio às empresas nacionais - na área do financiamento, direito do trabalho, obrigações fiscais e outros incentivos - adotados nesta fase de mitigação da pandemia da COVID-19.

A conferência online, que contou com a participação de 51 pessoas, está inserida no programa de colaboração e apoio às micro, pequenas e médias empresas da região, criado pelos municípios que a integram a Comunidade Intermunicipal - Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines – em parceria com a Deloitte e a Associação de Desenvolvimento Local – ADL.

Refira-se que este programa, lançado há um mês com a abertura da linha de atendimento às PME’S, inclui um conjunto de serviços especializados na área da gestão, fiscalidade, jurídica e operacional para auxiliar as empresas na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta durante todo o ciclo de gestão de crise.

No Webinar de 15 de junho, que contou com a presença do presidente da CIMAL e da Câmara Municipal de Alcácer Sal, Vítor Proença, os participantes foram esclarecidos sobre as novas linhas de créditos, os incentivos à inovação produtiva, os apoios financeiros para despesas decorrentes da pandemia, as moratórias de créditos, o incentivo financeiro extraordinário para apoio à normalização da atividade da empresa, entre outros mecanismo criados para as empresas se financiarem. No âmbito das implicações a nível laboral, os empresários foram esclarecidos sobre o Programa de Estabilização Económica e Social, o lay-off, o teletrabalho, a proibição do despedimento, o isolamento profilático, a assistência a filhos devido ao encerramento das escolas, assim como das principais obrigações e prazos fiscais.

Até ao final do mês de junho realizam-se mais cinco Webinares, com a temática “Restabelecer a Confiança na Economia”, que contarão com a participação dos autarcas da região, sendo que se realizou esta manhã (17 de junho) um novo webinar, com a presença de Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém.