COMISSÃO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL REUNIU ESTA MANHÃ

COVID-19

03 september 2020


A Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil de Alcácer do Sal esteve na manhã de hoje (3 de setembro 2020) reunida, no salão nobre dos Paços do Concelho, para um balanço das medidas de prevenção e de proteção à população quanto ao risco de contágio da COVID-19.

De acordo com a Autoridade Local de Saúde, à data de hoje registam-se 35 casos ativos de COVID-19 no concelho, sendo que 28 destes resultam do surto verificado na freguesia da Comporta. A mesma fonte afirmou que a situação na Comporta e no concelho está controlada.

Os munícipes que estão em quarentena, por serem casos ativos ou por terem tido um contacto de alto risco, receberam já 16 visitas da Câmara Municipal de Alcácer do Sal para distribuição de bens e de medicação e têm acompanhamento diário por parte das forças de segurança e das autoridades de saúde. Foi também abordada a estigmatização que, infelizmente, se tem verificado nestes casos e que importa evitar, pois além da saúde física, esta é também uma questão de saúde mental pela qual há que zelar; o novo coronavírus contagia qualquer pessoa indiscriminadamente e tal pode acontecer a qualquer um de nós.

Os utentes dos Centros de Dia, dado que as instituições não têm capacidade para cumprir todos os requisitos necessários, vão continuar em apoio domiciliário.