CONTROLO POPULACIONAL DE GATOS ERRANTES PROSSEGUE NO CONCELHO

12 october 2020


O programa de controlo populacional de gatos errantes, promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e implementado pela Associação Animais de Rua, prossegue no concelho e regressou à Comporta onde, de 9 a 12 de outubro, foram capturados, esterilizados e devolvidos mais 43 animais. 

Recorde-se que, já no final de junho, este projeto passou pelas localidades de Comporta, Cambado, Possanco, Carrasqueira e cidade de Alcácer e capturou para esterilização 82 gatos. Contudo, na Comporta havia ficado pendente a esterilização de uma colónia com  dezenas de animais que eram a fonte de outras colónias espalhadas pela aldeia e que era importante controlar, para evitar novos problemas no futuro. 

Entretanto, e de acordo com pedidos de intervenção remetidos por e munícipes,  está a ser efetuado o levantamento e registo de várias colónias de animais errantes no concelho, de modo a que se possa atuar sobre as mesmas com a implementação do Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), um método humano e eficaz de controlo da população felina no qual os animais são esterilizados e ainda identificados eletronicamente com microchip, desparasitados interna e externamente e vacinados para a raiva.

A existência de um grande número de gatos errantes não esterilizados, além de ser prejudicial ao bem-estar dos animais, causa problemas aos munícipes relacionados com a sua elevada reprodução, focos de insalubridade, ruído e odores produzidos. Com este programa, estas colónias irão diminuir com o tempo.