Executivo Municipal permanente participou hoje na viagem experimental do “Nónio”

24 may 2021


Entra em funcionamento já no dia 1 de junho o novo Sistema de Transporte Urbano de cariz local do Município de Alcácer do Sal, que vai permitir a deslocação dos residentes nos bairros periféricos ao centro urbano da cidade.

O Executivo Municipal permanente participou hoje (24 de maio) na viagem experimental do “Nónio”, designação dada a este serviço de transporte coletivo da Câmara Municipal, tendo por inspiração o dispositivo inventado pelo matemático e astrónomo alcacerense Pedro Nunes, e percorreu um dos percursos a ser efetuado.

“Trata-se de uma grande iniciativa social, em que as pessoas são colocadas em primeiro lugar; quando muitos municípios no país fogem a esta responsabilidade, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal constitui-se como operador municipal e assume a 100% a gestão direta deste serviço de transporte urbano, que ajudará a população dos bairros (sem meios próprios para tal) a deslocar-se à cidade, além de apoiar os munícipes que aqui vivem, mas que enfrentam a difícil orografia, que torna complexa a caminhada em certas zonas”, declarou o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença. “Este projeto ambicioso é também inclusivo, na medida em que cada autocarro pode transportar uma cadeira de rodas”, prosseguiu o edil, que destacou também que os motoristas dos autocarros são funcionários do Município e estão familiarizados com os percursos determinados e toda a cidade e bairros.

Os dois novos autocarros, adquiridos pela Câmara Municipal de Alcácer propositadamente para este efeito, vão percorrer três circuitos nos dias úteis, entre as 7h e as 13h, com passagens pelo centro da cidade a cada 30 minutos. Atendendo às medidas preventivas da propagação da COVID-19, os autocarros cumprirão a lotação de dois terços e todos os requisitos de segurança emanados da Direção Geral da Saúde.

Para mais informações consulte http://www.cm-alcacerdosal.pt/pt/loja-do-municipe/nonio/