EXECUTIVO MUNICIPAL VISITOU INSTALAÇÕES DA VASVERDE, EM VALE GORDO

11 march 2022

As instalações da empresa de produção de relva Vasverde receberam na manhã de hoje (11 de março de 2022) a visita do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, acompanhado pelos vereadores Ana Soares, Manuel Vítor de Jesus e Vera Letras, e por uma técnica do Setor de Desenvolvimento Económico e Turismo do Município, tendo sido recebidos no local pela CEO da empresa, Eng.ª Ana Maia. Dando seguimento a uma outra visita já efetuada no terreno em setembro de 2020, o executivo foi acompanhar de perto a evolução desta empresa, cuja competitividade no cultivo de relva para jardins e espaços verdes, campos de golf, polo e futebol, entre outros, a torna numa das entidades de referência no concelho de Alcácer. Ao mesmo tempo, a Eng.ª Ana Maia, responsável máxima da empresa, salientou o papel decisivo do Município de Alcácer do Sal no alojamento e sustentabilidade da Vasverde no concelho de Alcácer, determinante ao facilitar em muito o trabalho da empresa na vertente burocrática.

A Herdade de Vale Gordo, adjacente ao IC1, conta com uma área ideal para a produção de relva, com o clima adequado, terrenos virgens e boas acessibilidades. A morfologia do terreno, composto predominantemente pelas chamadas “areias gordas”, é perfeito para o cultivo de relva. Na produção, a Vasverde revela preocupações ambientais, com o funcionamento a 85% de energia solar e com adubações com adubos de libertação controlada, sendo que na rega são utilizadas sondas e sistemas de irrigação de última geração que permitem poupanças de água de 50% em relação aos níveis de produção standard. Além disto, e não menos importante, a Vasverde pretende efetuar a manutenção do património natural e florestal com a melhoria da área de montado de sobro como parte integrante do projeto, e pretende garantir dinamismo para a zona de Alcácer do Sal, não só com a geração de riqueza, mas também pela preocupação social em garantir empregabilidade na empresa a residentes no concelho.