GEN10S PROMOVE IGUALDADE DIGITAL NA ESCOLA BÁSICA PEDRO NUNES EM ALCÁCER DO SAL

06 january 2022

Numa era cada vez mais digital, com um rápido desenvolvimento face às necessidades de trabalho e educação durante a situação pandémica, é fundamental proporcionar recursos e oportunidades necessários para o domínio das novas tecnologias, facilitando a participação e conquistas plenas em sociedade. A Escola Básica Pedro Nunes foi uma das escolas nacionais onde o projeto Gen10S foi instalado, começando com o objetivo de ensinar programação de código informático a crianças para criação de estórias, jogos e animações.   

Ao todo, 100 alunos do 5ºano de escolaridade e 10 professores da Escola Básica Pedro Nunes de Alcácer do Sal participaram em 2021 no Programa Gen10s Portugal e teve como responsável a professora Teresa Santos, que refere como vantagem o conjunto de “competências prescritas quer no perfil do aluno para o século XXI, quer nas aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas”. Destaca-se assim a integração informática nas diferentes áreas do currículo escolar e as práticas educativas tornam-se mais dinâmicas e inovadoras, no mundo digital do século XXI. 

Desde 2015 que a Google se conectou à associação espanhola Ayuda en Acción para desenvolver o projeto Gen10s que tenta flexibilizar obstáculos sociais e económicos que criam desigualdade nas áreas digitais e da educação. A Google desafiou então a SIC Esperança em 2017 a fazer o mesmo em Portugal, após os resultados positivos obtidos em Espanha. O projeto continua no objetivo de garantir que as conquistas são baseadas no esforço e mérito, ultrapassando fatores socioeconómicos e de género.