MUNICÍPIO DE ALCÁCER DO SAL VAI ADERIR À ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO PORTUGAL ROMANO

12 may 2022

Em Reunião de Câmara levada a cabo na manhã de hoje (12 de maio de 2022) foi aprovada uma proposta que estabelece a adesão do Município de Alcácer do Sal à Associação de Municípios do Portugal Romano.

A Associação de Municípios do Portugal Romano foi constituída em 2020, fazendo atualmente parte dela nove municípios. A criação da Associação teve como principal objetivo criar uma rede de âmbito nacional que possa levar à criação e promoção da Rota do Romano, estabelecer relação com parceiros europeus, nomeadamente a Rede das Cidades Europeias do Atlântico, e ajudar à preservação do património romano. São vários os projetos que poderão ser candidatados, desde Centros Interpretativos, rotas do romano e até áreas como o restauro, sendo as candidaturas efetuadas pelos técnicos das autarquias, com o apoio de universidades e investigadores.

O concelho de Alcácer do Sal tem uma herança romana reconhecida em todo o mundo, bem evidenciada nos monumentos e no espólio recolhido em intervenções arqueológicas. A adesão a esta Associação será também uma oportunidade de o Município de Alcácer ser reconhecido como espaço essencial de investigação no mundo da arqueologia.