PERIGO DE INCÊNDIO RURAL

ACENTUADO NOS DIAS 3 E 4 SETEMBRO

02 september 2020


De acordo com a previsão meteorológica disponibilizada pelo IPMA para os dias 3 e 4 de setembro 2020 de valores elevados de temperatura máxima (Aviso Amarelo), salienta-se o aumento do risco de ocorrência e propagação de incêndios rurais.

O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos face à situação, com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias.

 


Recorda-se que, durante o PERÍODO CRÍTICO (em vigor até 30 setembro) é PROIBIDO:

- Fazer queimadas extensivas sem autorização (informe-se na sua Câmara Municipal ou pelo 808 200 520);

- Fazer queima de amontoados sem autorização (informe-se na sua Câmara Municipal ou pelo 808 200 520);

- Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;

- Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

- Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;

- Fumigar ou desinfestar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;

- Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

 


É OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e um ou dois extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.