PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL E PRESIDENTE DA ÁGUAS PÚBLICAS DO ALENTEJO VISITAM NOVA ETAR DA COMPORTA

04 june 2021


Decorreu hoje (4 de junho 2021) a visita do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, do presidente do conselho de administração da empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), Francisco Narciso, da vereadora Ana Luísa Soares e de técnicos da Câmara Municipal e da AgdA à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Comporta.

A nova ETAR está dimensionada para tratar as águas residuais de uma população de cerca de 2.500 habitantes, em época alta e 589 habitantes, em época baixa, pertencentes à população da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal. Toda a área está preparada para ser ampliada, se houver essa necessidade.

Esta instalação está equipada com um sistema de tratamento tecnologicamente avançado, visando alcançar elevados níveis de tratamento com a menor pegada possível e contribuindo para a sustentabilidade ambiental da região em que se insere, com destaque para o ecossistema estuarino do Sado, zona sensível e classificada como Reserva Natural.

Esta ETAR representa um investimento de 1,9 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Também já se encontra pronto a funcionar o Sistema Intercetor e Tratamento de Águas Residuais da Comporta, que irá conduzir os efluentes gerados até à nova ETAR, que representa um investimento de 840 mil euros, cofinanciado pela União Europeia através do POSEUR.

Para Vítor Proença, a concretização desta ETAR, com um investimento global de mais de 2,8 milhões de euros, “construída com métodos inovadores e que permite o aproveitamento para rega de árvores dos efluentes já tratados, representa mais um compromisso honrado pelo atual executivo na Câmara Municipal”.