PROTOCOLO RATIFICADO ENTRE MUNICÍPIO E AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCÁCER PARA CRIAÇÃO DE UMA SALA SNOEZELEN

11 march 2021

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou, em Reunião de Câmara realizada ontem (dia 11 de março de 2021), o estabelecimento de um protocolo entre o Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal e o Município de Alcácer para a cedência de uma sala, na Escola Básica Pedro Nunes, para a criação de uma sala Snoezelen.

A Sala Snoezelen é um espaço equipado com material para estimulação sensorial, um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer. A estimulação sensorial é utilizada como promotora de relaxamento e lazer, especialmente aos que estão em processos demenciais e também, numa vertente preventiva e de alívio da dor ou facilitadora de aprendizagens ou descoberta de emoções e reações. Embora tenha sido como atividade específica para a deficiência mental profunda que a terapia Snoezelen se desenvolveu, não se destina exclusivamente a este grupo de pessoas. Conseguiram-se resultados encorajadores com patologias degenerativas do idoso, como a doença de Alzheimer; em pessoas com doença mental, e ainda naqueles com dor crónica; com comportamentos hiperativos; com danos cerebrais e outras situações semelhantes. Além disso, Snoezelen está a ser muito apreciado pela população em geral, como antídoto ao stress. Atualmente o Snoezelen é utilizado quotidianamente nos campos da reabilitação, saúde, formação e terapia ocupacional. É também utilizado em estruturas escolares e de tratamento para crianças com deficiências e autismo.

No passado mês de fevereiro, o Programa Operacional Regional do Alentejo 2020 lançou um concurso para investimentos na Área dos Equipamentos Sociais, que permitem poder candidatar este equipamento a fundos comunitários. Há muito pensado pela autarquia, era também desejado sobretudo pelas IPSSs que trabalham diariamente com a deficiência psico-motora.

Foto: Associação Portuguesa de Psicomotricidade.