“Revive Natureza” foi apresentado esta manhã em Alcácer do Sal

21 july 2020


“Alcácer do Sal está integrada no litoral alentejano, uma região que tem grandes investimentos e que está a crescer, sendo muito procurada. Este Fundo visa a requalificação da oferta; é uma linha condutora para reabilitar imóveis e territórios e melhorar a oferta e todos devemos contribuir para isso”, disse Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, esta manhã na cerimónia de apresentação do programa nacional  “Revive Natureza” e lançamento dos respetivos concursos.

Na iniciativa, realizada no Auditório Municipal da cidade, o autarca frisou os investimentos agroalimentares e turísticos efetuados na região e apontou necessidades específicas a que urge responder, como o ordenamento do estacionamento junto às praias. Vítor Proença aproveitou ainda a oportunidade para chamar a atenção para a dificuldade dos projetos em obterem pareceres necessários e para os obstáculos na máquina burocrática. “O tempo que estamos a viver é um tempo em que não se pode deixar cair um grão sequer de intenções de investimento”, concluiu o edil que pediu a todos os organismos para serem mais rápidos na sua ação.

Esta cerimónia contou ainda com a intervenção do presidente da Turismo Fundos, Pedro Moreira, que explicou como se vão processar os concursos para a atribuição de direitos de exploração de 17 imóveis de norte a sul do país inerentes ao Fundo “Revive Natureza”, antigos postos fiscais que podem agora ganhar nova vida. O encerramento ficou a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que frisou a importância do lançamento destes concursos numa época pandémica, em que as pessoas procuram cada vez mais as áreas com baixa densidade populacional.

Presentes estiveram também a vereadora Ana Soares, os presidentes da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Entidade Regional de Turismo do Centro, da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e de outros municípios do país, os vice-presidentes do Turismo de Portugal e do ICNF, investidores e empresários.

O Fundo “Revive Natureza” é um instrumento de requalificação e valorização de imóveis públicos devolutos, que visa compatibilizar a sua conservação, recuperação e a salvaguarda com novas utilizações que beneficiem as comunidades locais, atraiam novos visitantes e fixem novos residentes. No concelho de Alcácer, estão afetos a este Fundo o quartel e a garagem do antigo Posto Fiscal da Comporta. Os Municípios são parceiros neste programa, dado o seu conhecimento sobre a realidade local e a possibilidade de concertação da atividade administrativa na implantação de projetos.



» Consulte aqui o álbum com fotos do evento.