SABIA QUE O MUNICÍPIO DE ALCÁCER DO SAL É PARCEIRO DA EEC “MONTADO DE SOBRO E CORTIÇA”?

30 november 2021

O EEC PROVERE "Montado de Sobro e Cortiça 2014-2020" é um projeto cofinanciado pelo FEDER/Alentejo 2020 que visa promover as atividades, a indústria e a economia local dos municípios parceiros e entidades públicas e privadas onde o montado de sobro predomina na paisagem. A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aderiu a esta candidatura, que teve como entidade organizadora o Município de Coruche, tendo sido recebidos esta semana os passaportes da Rota do território a descobrir e o livro com todos os municípios aderentes. No Posto de Turismo de Alcácer do Sal foi disponibilizado um carimbo para que todos os que façam a rota possam marcar o seu passaporte.

Este projeto tem a missão de promover este recurso endógeno único no mundo, o montado de sobro e cortiça, em territórios de baixa densidade, com a finalidade de alavancar dinâmicas económicas e sociais de inovação. O Montado de Sobro é um dos mais ricos ecossistemas do mundo. Portugal concentra 34% da área mundial, o correspondente a uma área de 736 mil hectares, e 23% da floresta nacional, possuindo a maior área do mundo de Montado de Sobro.

No ano de 2018, Alcácer do Sal conseguiu o 4º lugar na classificação a nível nacional na certificação florestal, dados publicados pelo Forest Stewardship Council - FSC. Em 2019, mais de 100 voluntários da Corticeira Amorim (entidade parceira da EEC) juntaram-se a representantes da Quercus para a plantação de cerca de 2 mil sobreiros ma Herdade Castelo de Arêz, em Alcácer do Sal. A plantação foi apoiada, então, pelo projeto Green Cork, da Quercus, do qual a Corticeira Amorim é parceira, desde a sua génese, através do programa de reciclagem de rolhas Green Cork, que reverte para o financiamento da preservação da floresta autóctone portuguesa. Em 2020, a Corticeira Amorim reutilizou um eucaliptal em fim de ciclo em Alcácer do Sal, que deu lugar a 250 hectares de montado de sobro intensivo com recurso à irrigação.