SECRETÁRIO DE ESTADO EVITA DISCUTIR COM MUNICÍPIO NECESSIDADES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

20 may 2021

 

Ao tomar conhecimento que hoje, 20 de maio, ocorreu uma visita do secretário de Estado da Educação à EB do Torrão, concelho de Alcácer do Sal, a Câmara Municipal questiona o Governo sobre o seguinte: foi uma visita governamental, como assim publicitada, ou tratou-se de uma visita, de facto, partidária, em que se evitou a discussão das necessidades na área da educação com o município?

Denunciamos o facto de o município, através da Câmara Municipal, não ter sido convidado, nem sequer informado sobre esta visita, quando teria sido útil aproveitá-la para discutir alguns dos principais problemas que afetam a área da educação na freguesia e no concelho.

Algumas das questões que gostaríamos de ver abordadas seriam a criação de escola/ensino profissional no Torrão, para evitar a deslocação dos alunos para concelhos limítrofes, e de uma escola de música, que viria reforçar e potenciar o admirável trabalho desenvolvido pela filarmónica local.

Também o possível e não-desejável encerramento do ensino pré-escolar na freguesia merece ser trazido a debate, tal como a redução de alunos por turma na EB do Torrão, uma Escola integrada em Território Educativo de Intervenção Prioritário (TEIP).

O Governo sabe muito bem que o município dispõe de competências na área da educação e que existe uma excelente intervenção no apoio ao Agrupamento de Escolas do Torrão. O município quer discutir com o Governo avanços na área educativa.

Ao Governo exigem-se explicações e um pedido de desculpas por esta ausência de sentido institucional.

O secretário de Estado da Educação foi acompanhado pela recém-anunciada candidata do PS à presidência da Câmara de Alcácer e por eleitos do PS na Assembleia Municipal e na Junta de Freguesia do Torrão.

Para além de ocorrer num dia de greve da função pública, toda a visita indicia um total abuso das funções institucionais governamentais, paga por dinheiros públicos.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, não conformada com este tipo de atuação, irá dar conhecimento do teor desta posição a um conjunto alargado de instituições.


20 de maio de 2021

O Presidente da Câmara Municipal,

Vítor Proença