SUGESTÕES DE LEITURA DA BMAS PARA O DIA MUNDIAL DO LIVRO

23 april 2020


Celebra-se hoje (23 de abril) o Dia Mundial do Livro, que este ano tem como mote "Um livro no coração. Todos somos Livros”.

Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal elegeu três livros, destinados a faixas etárias distintas, e recomenda a sua leitura nesta fase de isolamento social: “Não abras este Livro”, de Andy Lee e destinado ao público infantil; “À procura de Alaska”, de John Green, para o público juvenil; e “Tudo, tudo… e Nós”, de Nicola Yoon, para o público adulto.

Fica ainda o desafio para que eleja um livro e o mencione nos comentários desta publicação.

Comemorado desde 1996, e por decisão da UNESCO, o Dia Mundial do Livro coincide também o Direito de Autor. Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de La Vega, falecidos em abril.

Boas leituras!


» “Não abras este Livro”, de Andy Lee (Público Infantil)

Sinopse: Destinado a tornar-se o livro favorito de todas as famílias, Não Abras Este Livro foi criado pela celebridade australiana, Andy Lee. Comediante, ator, músico e colaborador regular de rádio, escreveu o seu primeiro livro por ocasião do primeiro aniversário do sobrinho, George, mas assim que tentou imprimir uma cópia, foi-lhe imediatamente proposta a publicação. As ilustrações fortes e vibrantes captam desde a primeira página. Não Abras Este Livro é interpretado por um personagem cheio de humor, que implora aos leitores que não virem a página. Hilariante e cativante, do início ao fim, para leitores de todas as idades.

 

» “À procura de Alaska”, de John Green (Público Juvenil)

Sinopse: Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos - esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa." Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada… e completamente fascinante. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas, quando a tragédia lhe bate à porta, Miles descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional. Nunca mais nada será o mesmo.

 

» “Tudo, tudo… e Nós”, de Nicola Yoon (Público Adulto)

Sinopse: Madeline Whittier observa o mundo pela janela. Tem uma doença rara que a impede de sair de casa. Apesar disso, Maddy leva uma vida tranquila na companhia da mãe e da sua enfermeira - até ao dia em que Olly, um rapaz vestido de preto, se muda para a casa ao lado e os seus olhares se cruzam pela primeira vez. De repente, torna-se impossível para Maddy voltar à velha rotina e ignorar o fascínio do exterior - mesmo que isso ponha a sua vida em risco. Nicola Yoon escreveu um livro comovente com uma mensagem para leitores de todas as idades.