VIGIE A DIABETES, VIVA MELHOR

01 july 2022

A Diabetes Mellitus (DM) é uma patologia prioritária, cujas principais complicações incluem nefropatia, neuropatia, retinopatia e amputação, sendo um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cerebrovasculares. É, assim, muito importante a consulta de Vigilância de Saúde da pessoa portadora de DM, que se realiza no Centro de Saúde de Alcácer e em todos os Polos de Saúde (Alcácer, Palma, Casebres, Santa Susana, Torrão e Comporta).  

Estas consultas são agendadas em períodos específicos presencialmente, por telefone ou via eletrónica. O atendimento é de 2.ª a 6.ª feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h na Sede; os Polos de Saúde têm horários específicos.  

A consulta de enfermagem realiza-se antes da consulta médica e, se necessário, depois desta. Também é foco desta consulta ensinar às pessoas com DM e familiares os cuidados a ter com os pés para prevenir pele seca, calosidades, gretas, micoses, edema e deformidades. Os ensinos visam: higiene e hidratação da pele; autovigilância do pé; uso de palmilhas ou suportes plantares e calçado adequado; conhecimento dos agentes agressores. 

Avaliados a história e exame clínicos, os pés das pessoas com DM são agrupados em categorias de risco que ditam o número de vezes a ser observados. A abordagem correta eleva a qualidade de vida e diminui as amputações. A referenciação para a consulta de podologia pode ocorrer na consulta de diabetes, logo a pessoa tem que estar inscrita no Centro de Saúde e frequentar as consultas de vigilância da diabetes. Atualmente há consulta de Enfermagem de Podologia no Centro de Saúde de Alcácer e no Polo do Torrão; as pessoas de outros Polos deslocam-se à Sede. 

Em 2016, o Centro de Saúde obteve o 1.º lugar da Missão Continente com o projeto 3C - Conhecer, Capacitar e Controlar, centrado na pessoa portadora de Diabetes e/ou Hipertensão.  


Este artigo integra-se no trabalho de estágio de Alice Gregório, aluna de 4º ano de Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Beja.


Agradecimentos:

Enf.ª Dulce de Jesus (orientadora de estágio da aluna)

Enf.ª Ana Palmeirinha (enfermeira-chefe do Centro de Saúde de Alcácer do Sal)

Centro de Saúde de Alcácer do Sal

Conselho de Administração da ULSLA

Vídeo em Facebook.