VÍTOR PROENÇA, PRESIDENTE DA CMAS E DA CIMAL, PARTICIPOU EM REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DO PRR

18 february 2022


Realizou-se ontem, 17 de fevereiro de 2022, nas instalações do INFARMED, em Lisboa, uma Reunião Plenária da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A reunião, onde esteve presente Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), destinou-se a efetuar o balanço do conjunto das reuniões especializadas. Foi abordada a execução deste plano, que representa um pacote financeiro na ordem dos 16 mil milhões de euros até 2026, bem como um conjunto de insuficiências e estrangulamentos que têm que ser ultrapassados para que o país e os portugueses possam sair beneficiados em vários domínios como saúde, habitação, território, vias de comunicação, energia e capacitação de empresas e transição digital.

Este plano, por ser considerado demasiado centralizado, enfrenta algumas vozes críticas que colocam a questão de atribuir mais competências aos municípios e às comunidades intermunicipais.