Vereadora Mara Marques


BIOGRAFIA


Mara Eloisa Pimentas Marques, natural de Torrão, nascida a 03 de janeiro de 1984. Casada e tem uma filha.

É licenciada em Arquitetura desde 2008 e tem Mestrado em Reabilitação Urbana e Conservação do Património Arquitetónico, desde 2009. Neste, como estudo científico, projetou uma reconstrução de um edificado de utilização habitacional multifamiliar e de serviços junto à zona ribeirinha do Rio Sado em Alcácer do Sal, com técnicas construtivas ecológicas e sustentáveis.

Iniciou em 2009 o estágio profissional no Gabinete de Engenharias e Arquitetura em Alcácer do Sal, da Arq.ª Ana Luísa Matos, sendo admitida e reconhecida/acreditada pela Ordem dos Arquitetos em 2010.

De 2011 a 2012 exerceu funções no setor de Licenciamento de obras particulares no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local, em Viana do Alentejo.

No período de 2013 a 2015, em regime de prestador de serviços implementou no Município de Viana do Alentejo os regimes previstos pelo Decreto-Lei n.º 92/2010 de 29 de julho (Diretiva de Serviços – DS) e Decreto-Lei n.º 48/2011 de 18 de março, que estabeleceram os princípios e as regras necessárias para simplificar o livre acesso e exercício das atividades de serviços.

De 2016 a 2018, em regime de prestador de serviços exerceu funções no setor do Ambiente no Município de Viana do Alentejo, participou na elaboração de diversos projetos, estudos e regulamentação municipal no setor de gestão de resíduos e no setor gestão dos recursos hídricos.

Atualmente exerce funções Públicas como técnica superior, sendo responsável pelo setor do Ambiente no Município de Viana do Alentejo. Em regime de acumulação de funções é diretora técnica no setor privado na área da construção civil, exercendo também a sua profissão como arquiteta.

Tem mantido ligação e participação ativa junto do associativismo local nas áreas culturais, desportivas e de cariz social, como munícipe, sócia e dirigente, na freguesia de Torrão. Atualmente é secretária da direção do Centro Social e Paroquial do Torrão e foi membro do conselho fiscal do Xarramadventure – Clube de Bicicletas Todo-o-terreno e Desporto e Aventura de Torrão.

No atual mandato 2017/2021, é vereadora em regime de não permanência, eleita pelo Partido Socialista.