Alcácer do Sal foi uma das povoações abaixo do Tejo mais difíceis de conquistar aos mouros. D. Afonso Henriques tomou o castelo da cidade em 1160, mas a conquista não durou muito. Em 1191 os muçulmanos estavam de novo em poder do castelo da cidade e só em 1217, depois de dois meses e meio de cerco por parte das tropas de D. Afonso II, os Almóadas foram expulsos definitivamente de Alcácer.
Conta a lenda que, na altura em que, aterrorizados pela sanha dos cristãos, os mouros fugiram do castelo, uma bela menina terá ficado para trás.
Chamava-se Almira e mal falava ainda. Recolhida pelos soldados, foi criada no castelo como cristã e cresceu rodeada de amor. Dotada para a música, aprendeu a tocar alaúde. Sem conhecer o seu passado, Almira carregava consigo uma saudade e tristeza que a tornavam uma excecional poetisa. O seu canto, que rivalizava com qualquer um dos trovadores que passassem pelo castelo, encantava todos os que o ouviam e, por isso, muitos cavaleiros se deixaram seduzir pela bela rapariga. Almira, porém, a nenhum dedicava o seu amor. Honrava-os nos seus poemas, mas continuava distante e intocável. Assim permaneceu até ao dia em que conheceu D. Gonçalo, nobre cavaleiro que chegou a Alcácer do Sal em busca de honra e serviço.
A jovem moura deixou-se encantar pelos olhos de D. Gonçalo a quem dedicava as mais belas melodias.
“Pois é mais vosso que meu
Senhor, o meu coração
Pois vossos cativos são
Meus olhos, lembro-vos eu.”
Almira entoava estes versos do alto da sua janela. Certa noite, o seu canto teve resposta. Era D. Gonçalo que dedicava à moura alguns versos de amor:
“Mais digna de ser servida
Que senhora deste mundo,
Vós sois o meu deus segundo
Vós sois meu bem desta vida.”
Ouvindo o canto melodioso do seu amor, Almira só terá exclamado: “Oh, meu senhor D. Gonçalo!”. O resto não conta a lenda, mas diz-se que desde então, em certas noites de luar de agosto, se podem ouvir junto às muralhas do castelo os sussurros dos amantes eternamente encantados.
Alcácer do Sal
Meteorologia
Notícias
-
CLDS 4G VISITA BADOCA PARK SAFARI PARK COM CRIANÇAS DO CONCELHO05 july 2022
-
Desfrutar de passeios de galeão a partir de Alcácer05 july 2022
-
XXXII FESTIVAL DE FOLCLORE DA RIBEIRA DO SADO NO PARQUE URBANO05 july 2022
-
FESTA DE VERÃO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR – TRADICIONAL SARDINHADA05 july 2022
-
TIAGO SILVA NO 'VERÃO É NO TORRÃO'05 july 2022
-
EXPOSIÇÃO ‘TORRÃO RURAL E SUAS ARTES’ RECORDA GERAÇÕES E TRADIÇÕES05 july 2022
-
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO TORRÃO ASSINALOU O FINAL DO ANO LETIVO COM ARRAIAL01 july 2022
-
CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÁCER DO SAL E CLDS ENTREGAM MANJERICOS A REPRESENTANTES PELO ENFEITE DAS "RUAS DE SÃO JOÃO"01 july 2022
-
União das Freguesias de Alcácer promove Festival Sabores do Sado nos dias 22, 23 e 24 de julho01 july 2022