À descoberta da Reserva Natural do Estuário do Sado
Jan. 1, 2018, midnight - Dec. 31, 2018, midnight
Ao passear pela Reserva Natural do Estuário do Sado tem quatro pontos de paragem obrigatória: Comporta, Carrasqueira, Cachopos e Moinho da Murta.
Na Comporta, o estuário apresenta-se com todos os seus valores: avifauna, sapais, diversidade florística, salinas, arrozais, testemunhos arqueológicos e cultura local. É ainda indispensável uma visita ao museu do arroz - antiga fábrica de descasque de arroz -, funcionando numa parte desse espaço um restaurante de gastronomia portuguesa.
Na aldeia piscatória da Carrasqueira descubra o Cais Palafítico, obra-prima da arquitetura popular e única da Europa, construída de estacas de madeira irregular, das décadas de 1950 e 1960, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. A não perder também as cabanas de colmo, consideradas património cultural, sendo que algumas são usadas como alojamento eco-turístico.
Já no percurso de Cachopos, deixe-se envolver pela ruralidade ao atravessar salinas, arrozais e pinhais através de um trilho plano que percorre vários canais de rega, proporcionando uma excelente paisagem do Sado.
Na margem esquerda do rio, o Açude da Murta é uma zona de proteção especial que merece também uma visita. O moinho tem um marco geodésico no telhado que permite alcançar uma vasta paisagem, onde é visível a Serra da Arrábida, S. Luís e Palmela, a Herdade do Pinheiro e a estação Arqueológica Fenícia de Abul.
Para mais informações contacte o Posto de Turismo de Alcácer do Sal.

