4ºEncontro de Saúde Escolar e saúde Oral do Litoral Alentejano

20 abril 2017
Auditório Municipal de Alcácer do Sal

O Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe no dia 20 de abril o 4º Encontro de Saúde Escolar e saúde Oral do Alentejo Litoral. O objetivo é o de partilhar as boas práticas de promoção da literacia para a saúde nas comunidades educativas do Litoral Alentejo. A sessão de abertura do encontro está agendada para as 09h00 com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, e da Coordenadora Nacional do Programa de Saúde Escolar, Drª. Gregória von Amann, entre outros.

O encontro vai abordar vários temas, até às 16h30, altura do encerramento.

Organização: Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral e Unidade de Cuidados na Comunidade de Alcácer do Sal em parceria da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

Programa:

9:30h - Saúde Escolar no Alentejo Litoral – Enfª Sílvia Cunha/ UCC “Saúde na Mira”(Responsável da equipa de Saúde Escolar do concelho de Odemira)

Moderador: Dr. Santana Brito - Coordenador Regional do Alentejo do Programa Nacional de Saúde Escolar

Comentadora: Dra. Gregória von Amann – Coordenadora Nacional do Programa

de Saúde Escolar

10h – Há vida na Horta – Um ganho para o desenvolvimento global das crianças - Educadoras do Jardim de Infância Nª Sra. da Piedade/Odemira

Moderadora: Enfª Cristina Caixas Lima - Coordenadora da UCC de Alcácer do Sal

Comentadores: Dr. Alexandre Tomás - Presidente do DCSP/ULSLA

Dietista Dora Faria - HLA

Dr. Horácio Feiteiro - Diretor Clinico dos CSP/ULSLA

10:30h – Fit – Escola – Prof. Luís Genebra – Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal

11:00h – Aptidão física e saúde – Dr. Mário Jorge - USP Alentejo Litoral

11:30 – Lanche saudável - Alunos do CEF/Bar, restauração do AE de Alcácer do Sal “Surpresas”

12:30h - Saúde Oral

Moderador: Dr. Rui Calado – Médico de Saúde Pública

Comentadores: Dra. Fernanda Santos - Coordenadora da USP Alentejo Litoral e do

Programa de Saúde Oral/ULSLA

Higienista Oral Marta Gonçalves - USP Alentejo Litoral, Santiago

do Cacém e Sines

12:30h – Saúde Oral no Alentejo Litoral – Higienista Oral Jorge Brázia - USP Alentejo Litoral

Alcácer do Sal e Grândola

13h – Boas práticas em Saúde Oral – Educadoras do Centro Infantil Universo da Brincadeira de Alcácer do Sal

13:30h às 15h – Almoço livre

15h – Proj. “Litoral Alentejano aos Olhos das Crianças”/Plano Local de Saúde 2017/19

Moderadora: Enfª Mª Duarte Alexandre - Coordenadora das equipas de SE/ULSLA

Comentadores: Profª Ana Rita Vicêncio – AE de Sines - representante das

professoras do PES

Profª Susana Semião – Interlocutora da CM de Alcácer do Sal -

representante das interlocutoras das autarquias

TS Ambiental António Raposo da USP Grândola - representante

dos TS Ambiental/ULSLA

Proj. “Litoral Alentejano aos Olhos das Crianças”/Plano Local de Saúde 2017/19 - 2 Jovens promotoras da literacia para a saúde /representantes das crianças e jovens de cada concelho:

AE Alcácer do Sal - Inês Nunes e Mª do Carmo Abranches;

AE Grândola - Emília Nunes e Isabel Alexandre;

Colégio Nª Sra. da Graça de VN Milfontes/Odemira - Beatriz Dias e Jéssica Guerreiro;

AE de Sto. André/Santiago do Cacém - Daniela Silva e Marisa Nóbrega;

AE Sines - Diana Simões e Eva Assunção.

15:45h – "Smile Dance" – Dra. Cristina Batista - Associação Sorrir

16:30h – Encerramento – Dra. Fernanda Santos - Coordenadora da USP Alentejo Litoral, Dr. Horácio Feiteira - Diretor Clinico dos CSP/ULSLA, Enfª Mª Duarte Alexandre - USP Alentejo Litoral, Enfª Mª Cristina Lima - UCC de Alcácer do Sal