Apresentação do livro “Forte de Peniche, Memória, Resistência e Luta”

23 abril 2018
Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

Aliando a celebração do Dia Internacional do Livro às comemorações de Abril, a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal recebe no dia 23 de abril (segunda-feira) a apresentação da obra “Forte de Peniche, Memória, Resistência e Luta”, pelas 17h.

O livro, editado pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP com o objetivo de divulgar o Forte de Peniche como cadeia política e a vida dos antifascistas lá encarcerados, vai ser apresentado por Domingos Abrantes, o ex-preso político vivo que mais anos passou nessa cadeia de alta segurança do regime fascista e é, atualmente, membro do Conselho de Estado e faz parte da comissão junto do Ministro da Cultura para os conteúdos do futuro museu da Fortaleza de Peniche. Presente também vai estar José Pedro Soares.

Em "Forte de Peniche, Memória Resistência e Luta" abordam-se temas, como o preservar da memória do Forte, a breve história da fortaleza, as diversas fugas para retomar a luta - nomeadamente a fuga coletiva de 1960 que incluía Álvaro Cunhal -, e a libertação dos presos a 27 de abril de 1974. No final, a obra apresenta o nome das 2.494 pessoas que ali estiveram detidas, um levantamento feito pela URAP.