Apresentação do livro “Militares, Ciência & Técnica: Circulação e Trocas Internacionais 1850 – 1918”

08 setembro 2017
Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal


“Militares, Ciência & Técnica: Circulação e Trocas Internacionais 1850 – 1918” é o livro que vai ser apresentado na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, no dia 8 de setembro de 2017 (sexta-feira), pelas 21h.

A obra vai ser dada a conhecer ao público pelo autor, José Luiz Assis, natural de Alcácer do Sal, Mestre em Estudos Históricos Europeus e Doutor em História pela Universidade de Évora. É Investigador integrado da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Instituto de História Contemporânea da UN – Grupo Ciência – CEHFCi da UE. É membro da Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa e Auditor de Defesa Nacional, com o Estudo “Estratégia e Conhecimento na Equação da (NATO). Desenvolve trabalhos de investigação nos domínios da História da Ciência, da Técnica e da Tecnologia, da História da Imprensa Científica especializada e da Opinião Pública, da História da Imprensa Europeia e Ciência da Comunicação e da História e Estratégia Militares. Atualmente, no âmbito da Estratégia e Ciência NATO, estuda o (NATO) Science for Peace and Security Programme.

Entre os diversos estudos publicados por José Luiz Assis contam-se Ciência & Técnica na Revista Militar (1849-1910) (2005); Exposições, Congressos e Troca de Conhecimentos técnico-científicos entre o Positivismo e o Republicanismo na Imprensa Militar. In 100 Anos do Regime Republicano – políticas, ruturas e continuidades (2011); A Engenharia Militar e a Sociedade Portuguesa (1850-1918): o contributo da Geodesia para o ordenamento do território e no progresso das infraestruturas da nação (2012); Periódicos Militares Políticos de Propaganda e Agitação. Apontamentos para o estudo do seu contributo para a implantação e defesa da República (2012); The Portuguese Armament, Innovation, Modernity, and Technological Warfare in the Greet World War. In 1914-1918 International Encyclopedy of the Firts World War. Berlin: Freie Universität Berlin (2015).

“Militares, Ciência e Técnica: circulação e trocas internacionais 1850-1918”, lançado em 2016, é um livro inovador com uma abordagem às potencialidades da imprensa científica militar e à construção de redes e trocas de expertise científico e tecnológico. Nele pode-se seguir diferentes itinerários de história de cultura científica em contexto militar; acompanhar de perto o capital científico dos responsáveis por esta imprensa científica; visionar diálogos com os diferentes poderes políticos vigentes no intervalo compreendido entre a Regeneração de 1851 e o final da I G.G. - 1918; reabilitar várias fases da materialidade decorrente do progresso das infraestruturas na sociedade portuguesa e do papel que o corpo técnico-científico militar desempenhou nesse processo de modernidade, como estradas, portos, caminhos de ferro, comunicações, hospitais de campanha. Neste livro há ainda sinais vivos de uma contemporaneidade desejada, tangível em missões de estudo e em viagens de Estado a nações "cultas, modernas e civilizadas" de forma a alargar os circuitos de trocas de circulação de saberes