Colheitas de sangue - 12 maio 2018

12 maio 2018
Centro de Saúde e Bombeiros Mistos de Alcácer


Uma equipa da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano vai estar sábado (12 de maio) no Centro de Saúde de Alcácer do Sal para uma campanha de colheita de sangue, que decorre entre as 9h30 e as 13h.

No mesmo dia, das 9h às 13h, o novo quartel dos Bombeiros Mistos de Alcácer acolhe também uma campanha de colheita de sangue do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, ficando ainda o repto para o registo como dador de medula óssea.

Se nunca deu sangue e receia não poder ser dador, informamos que, quando se oferece como voluntário, é-lhe feito um exame clínico após o qual o médico aconselha qual a atitude mais correta.

Dar sangue é uma ação inofensiva para o organismo, na medida em que o corpo humano tem entre cinco a seis litros de sangue e na recolha apenas são retirados 4.5 decilitros, sendo este volume reposto rapidamente. No geral, todas as pessoas saudáveis entre os 18 e os 65 anos, com cerca de 50 kg, podem dar sangue. Os homens podem fazê-lo de três em três meses, enquanto para as mulheres o intervalo é de quatro meses.

 

Dê Sangue. Salve Vidas.”