Conferência sobre Educação Inclusiva

11 maio 2016
Auditório Municipal de Alcácer do Sal

“Educar todos, com todos” é o tema da conferência para a educação inclusiva que se realiza no dia 11 de maio (quarta-feira), no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.

Dirigida pelo Professor Doutor David Rodrigues, a conferência começa às 17h com a receção dos participantes, a sessão de abertura é às 18h com o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e às 18h15 arranca a conferência propriamente dita. Às 19h15 haverá um intervalo com um beberete da responsabilidade da turma vocacional 2 de Bar/ Restauração e Cake Design do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal. Pelas 19h30 decorre um debate e, às 20h, a sessão será encerrada.

“Portugal desenvolve há muitos anos políticas de educação inclusiva que conduziram a que tenhamos uma elevada percentagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais que são educados na escola pública. Apesar dessas políticas de promoção da Inclusão, continua a verificar-se uma grande necessidade de aprofundar as perspetivas inclusivas das escolas. Nesta comunicação discutimos o conceito de inclusão, apresentamos algumas das razões que nos confirmam a importância de desenvolver escolas inclusivas e avançamos com alguns pontos de ação concreta de forma a tornar mais inclusivas as nossas escolas tanto a nível de currículo, como de estratégias”, refere David Rodrigues.

Este é um evento promovido pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal.

 

» Biografia

DAVID RODRIGUES é Presidente da Pró-Inclusão/ Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”. Professor de Educação Especial, doutorou-se em 1987. Lecionou na Universidade Técnica de Lisboa e noutras universidades portuguesas (Porto, Lisboa, Açores e Coimbra) e estrangeiras (KU Leuven – Bélgica, VS University – EUA e UNICAMP - Brasil). Foi Professor Coordenador da ESE Jean Piaget (Almada) e Professor Catedrático na Universidade Portucalense. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO e Handicap Internacional. É conferencista convidado em Espanha, Reino Unido, França, Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Cabo Verde e México. Publicou 30 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade; é colunista do jornal “O Público” e na “Página da Educação”. Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação “União Latina”. É, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.