Exposição: “Press Start to Paint”

07 outubro 2016 até 12 novembro 2016
Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal


“Press Paint to Start” é o título da exposição de que a Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal vai ser palco entre 7 de outubro e 12 de novembro.

Com inauguração agendada para as 21h de 7 de outubro (sexta-feira), a exposição conta com nove pinturas da autoria do jovem alcacerense José Miguel Faria, concebidas com caneta de tinta-da-china, aguarela, pastel de óleo e pastel seco, grafite, lápis sépia e lápis branco.

José Miguel Bernardo Faria, natural de Alcácer do Sal, nasceu a 31 janeiro de 1999 e frequenta atualmente o 12º ano de escolaridade na área de Artes Visuais. Desde muito pequeno revelou interesse pelo desenho e entusiamo por mostrar o que fazia, começando por desenhar as personagens dos videojogos e dos desenhos animados que via na TV. Já na altura em que frequentava o 1º ciclo de escolaridade os seus amigos pediam-lhe que desenhasse sobre os mais diversos temas, de acordo com os seus interesses.

A partir do 5º ano, as suas disciplinas favoritas passaram a ser Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET). A sua paixão era tal que, nas outras disciplinas, enchia os cadernos de desenhos e rabiscos. As suas profissões de sonho sempre têm estado ligadas às artes. Já quis ser pintor, cartoonista ou criador de animações multimédia.

No Secundário teve a certeza absoluta de que as artes visuais seriam a sua área de eleição. Desde aí, tem vindo a desenvolver as suas capacidades artísticas e a aperfeiçoar as técnicas, absorvendo o máximo do que lhe tem sido transmitido pelos diversos professores com que se tem cruzado.

Canetas de feltro, tinta-da-china, aguarelas e grafite são os seus melhores amigos, que sempre o acompanham. O momento ideal para expressar a sua criatividade são as horas tardias em que lá fora reina o silêncio e a calma da noite e no seu quarto ouve as suas músicas favoritas, que o inspiram.

Os interessados em visitar a mostra poderão fazê-lo no horário de funcionamento da Biblioteca, até 12 de novembro.