Exposição “Procissões e Romarias na vila do Torrão”

19 março 2016 até 13 maio 2016
Museu Etnográfico do Torrão

“Procissões e Romarias na vila do Torrão” é o mote da exposição que vai ser inaugurada no Museu Etnográfico do Torrão este sábado (19 de março), às 16h30.

Composta por fotografias recolhidas junto da população torranense, a mais antiga datada de 1927, a mostra vai estar patente até 13 de maio e pode ser visitada de terça a sexta-feira e no 1º e 3º sábados do mês, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

DESCRIÇÃO

As procissões e romarias na vila do Torrão são testemunhos de práticas, modos de vida e sensibilidades que se foram materializando ao longo dos séculos, adaptando-se aos complexos civilizacionais e religiosos que se foram implementando neste território do Médio Sado.

Desde o século XVI que existem referências a várias festas religiosas. Uma das mais solenes do Torrão era a do Corpo de Cristo, que tinha procissão associada.

A exposição agora apresentada teve como base uma recolha realizada junto da população do Torrão. As fotografias mais antigas remetem-nos para os anos 27 e 28 do século XX. Ficamos a conhecer rituais que continuam um pouco idênticos aos atuais, mas uma paisagem urbana que já poucos conhecem, como uma praça ampla ainda com o seu coreto e com edifícios já desaparecidos ou completamente modificados; uma população que cresceu ou já não se encontra entre nós. Esta exposição vai ser um reencontro entre o passado e o presente, que retrata e faz transparecer momentos de “fé e devoção” num ambiente familiar.

A exposição engloba também alguns apontamentos cedidos pela Paróquia do Torrão, materializados nos rituais sagrados de que nos dão uma imagem privilegiada de como o povo do Torrão vive a sua crença.