Lançamento do livro de Ana Henriques Pato

19 fevereiro 2016
Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

A autora Ana Henriques Pato vai lançar o seu mais recente livro na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, no dia 19 de fevereiro, pelas 15h.

Intitulado “Materialismo e idealismo na física do final do século XIX e início do século XX a partir de Materialismo e Empiriocriticismo de Lenine”, o livro aborda o tratamento de Lenine a um conjunto de aspetos da teoria do conhecimento patentes na sua obra “Materialismo e Empiriocriticismo”, que analisou o confronto entre as correntes materialistas e idealistas na ciência do seu tempo. O livro de Ana Henriques Pato procede a uma recensão do conteúdo desta obra, que expõe as principais posições da teoria do conhecimento materialista e dialética para melhor compreender a relação entre aquelas linhas filosóficas e a ciência de hoje.

Ana Henriques Pato nasceu em 1983 e é natural de Lisboa. Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2007; frequentou o curso livre de Fundamentos de Mecânica Quântica, em 2010-2011, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; concluiu o Mestrado em História e Filosofia das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2012, com a dissertação que é hoje o seu mais recente livro. Em 2014 publicou na Revista de Humanidades de Valparaíso “O dualismo onda-corpúsculo e o valor da teoria científica em Bohr, a necessária consideração da dialética materialista”, contando ainda com diversas comunicações.