Prevenção de violência sobre idosos

11 novembro 2016
Auditório Municipal de Alcácer do Sal


“Prevenção de violência sobre idosos” é o tema do fórum que vai ter lugar no Auditório Municipal de Alcácer do Sal, no dia 11 de novembro (sexta-feira), pelas 10h. Promovida pela GNR – Comando Territorial de Setúbal em parceria com a Câmara Municipal de Alcácer, a iniciativa está aberta a todos os interessados, principalmente a instituições que trabalham diretamente com utentes da terceira idade, e vai ter como moderadora Maria Teresa Castro, diretora do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal.

 


PROGRAMA


10h – Sessão de abertura (Comandante do Comando Territorial da GNR de Setúbal, Coronel Paulo Manuel; Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença)

 

10h30 – Enquadramento legal dos maus-tratos (Ministério Público do Tribunal de Grândola, Dr. João Machado)

 

11h – Pausa

 

11h15 – Desafios e respostas à integração e proteção do idoso vítima de maus-tratos (Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, Dr.ª Aura Duarte)

 

11h45 – Resumo e questões

 

12h30 – Pausa para almoço

 

14h – Policiamento de proximidade e a prevenção do crime de maus-tratos a idosos (Comandante do Destacamento Territorial de Grândola, Capitão Ana Pereira)

 

14h30 – O papel das entidades de saúde na deteção de maus-tratos a idosos (Gabinete de Medicina Legal do Hospital do Litoral Alentejano, Dr. Joaquim Lopez)

 

15h – Pausa

 

15h15 – Medidas de intervenção social na prevenção dos maus-tratos a idosos: o caso do Município de Alcácer do Sal (Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Dr.ª Telma Bernardo)

 

15h45 – Resumo e questões

 

16h15 – Sessão de encerramento (Representante da Guarda Nacional Republicana, Major Luís Fera; Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer, Dr. Fernando Molha dos Reis)