Tendo a Câmara Municipal lançado um desafio à Comissão Organizadora para o ressurgimento das Marchas Populares de Alcácer do Sal no próximo ano de 2019, as três entidades - Associação de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal, Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d' Alcácer e Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba - com o determinante incentivo do Município, lançaram-se ao trabalho. A Câmara Municipal de Alcácer do Sal assumiu e comprometeu-se com apoios logísticos e financeiros.

Apesar do esforço das três associações que constituíram a Comissão Organizadora com o apoio da Câmara, não foi possível concretizar a realização das marchas em 2019. O Município deixa o desafio aos bairros para 2020.