AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCÁCER DO SAL RECEBEU A 1ª RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

30 maio 2022

Na semana de 23 a 27 de maio de 2022 decorreu no Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal a 1.ª Residência Artística, com 23 alunos do 4º ano da turma do professor Jorge Gromicho, da Escola Básica Pedro Nunes. O tema escolhido teve o título de "Rio Inverso", simbolizando os rios que nos permitem viajar, atravessam cidades, aldeias, cruzam os caminhos de diversas pessoas e tradições. O rio também pode ser visto como uma representação de nós próprios, no sentido de que criamos movimento em nós mesmos e ao nosso redor.

Esta iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, contou com a participação da Câmara Municipal de Alcácer do Sal (logística geral e espaços culturais).

Este projeto é destinado a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, promovido pelo Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) e tem como objetivo transformar as vivências em sala de aula, através de experiências culturais e educativas marcantes. Para desenvolver este projeto com a turma do 4º ano do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal esteve presente a bailarina Isabel Galriça, da Companhia Nacional de Bailado. Isabel Galriça participou em papeis principais e de solista em ballet clássico, nomeadamente: Romeu e Julieta, Bela Adormecida, Cinderela, O Quebra-Nozes, Coppelia, Dom Quixote, Giselle, O Baile dos Cadetes, Raymonda, entre outros;

As residências artísticas que se encontram a decorrer têm como principal objetivo fomentar o contacto dos alunos com a dança, como forma de expressão, de canalizar emoções, representar a realidade de forma simbólica, aumentar a consciência corporal e espacial e até incrementar a concentração, o auto-controlo, a cooperação e o espírito de grupo.

Álbum completo em Facebook.