Alcácer do Sal recebe a 6 de agosto etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Prova regressa à cidade 26 anos depois

19 janeiro 2016

Alcácer do Sal recebe no dia 6 de agosto as emoções da Volta a Portugal em Bicicleta. Um esforço da Câmara Municipal, na pessoa do presidente Vítor Proença, feito junto da organização da prova que se concretizou e, assim, através de Alcácer do Sal, a Volta regressa ao Alentejo.

26 anos depois, a população de Alcácer vai voltar a sentir as emoções do ciclismo profissional ao mais alto nível. Dia 6 de agosto, a nova e penúltima etapa da prova, uma das “mais emocionantes”, de acordo com Joaquim Gomes, o diretor da prova que já vai na sua 78ª edição, parte de Alcácer do Sal com chegada a Setúbal.

A etapa foi oficialmente apresentada hoje numa conferência de imprensa com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, diretor da prova, Joaquim Gomes, e do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Vítor Proença classifica o regresso da Volta a Portugal a Alcácer do Sal como sendo mais um esforço do executivo para colocar Alcácer no centro das grandes iniciativas que acontecem no país. O autarca explicou que esta é uma demonstração de que “Alcácer tem vida e que quer estar no mapa dos grandes eventos”.  Joaquim Gomes, o diretor da prova, satisfeito também pelo repto lançado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, vê assim a 78ª edição da prova voltar ao Alentejo. Será a segunda vez que uma etapa da competição vai começar em Alcácer do Sal. Recorde-se que, em 1990, Alcácer viu partir uma etapa da 52ª Volta em direção ao Algarve.

Com a ligação entre Alcácer do Sal e Setúbal, e com passagens em Montemor-o-Novo e Vendas Novas, a prova regressa às estradas alentejanas arredadas há vários anos do mapa da Volta.

Ainda de acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, a partida da penúltima etapa da Volta será um momento de festa para a população e para a cidade que, além de receber 6 equipas profissionais portuguesas, incluindo já a equipa do Sporting Clube de Portugal e do Futebol Clube do Porto, conta ainda com a participação de 10 a 12 equipas estrangeiras.

A prova começa dia 27 de julho e termina a 7 de agosto, mas no dia 6, na penúltima etapa da Volta, todas as atenções vão estar viradas para a partida de Alcácer do Sal. “Nessa altura a cidade recebe muitos visitantes e veraneantes, que procuram as praias da zona, e a Câmara Municipal entendeu que trazer para Alcácer a Volta a Portugal em Bicicleta vai contribuir para ajudar a nossa economia local, a nossa restauração e hotelaria, assim como dar visibilidade à região”, concluiu o autarca.